REPORTAGENS REMASTERIZADAS 05 – O REMENDÃO


Um dos maiores prazeres do jornalismo é fazer reportagens com aquilo que passa pela tua infância. E essa matéria abaixo lembrou a história do Guaíba Criança. Um programa que eu assistia quando era pequeno e era maravilhoso!

Heróis de uma infância colorida

Era dia cinco de abril de 1981. O horário era seis da tarde. Entrava no ar, no canal dois, o programa Guaíba Criança. Segundo um informativo da época, era “um programa inteiramente dedicada à garotada e aos jovens que curtem esporte, música, alimentação natural e tudo que está na moda”. O programa tinha a apresentação de duas pessoas oriundas do teatro: Flávia Aguiar e Roberto Oliveira.

Os dois trabalhavam juntos na peça “Putz, a menina que buscava o sol”, e foram convidados pela Suzana Saldanha, que trabalhava nesta mesma peça e fazia o programa Guaíba Feminina. Junto com eles também vieram Élton Manganelli, que era o cenógrafo e também tinha um quadro onde ensinava trabalhos manuais com tinta e sucata, e Vera Muccillo, ilustradora e, com a saída de Flávia um ano depois, virou a apresentadora do programa. 

Roberto Oliveira incorporava uma dessas personagens do programa. Uma personagem que parecia um boneco desengonçado, todo remendado. Remendão. O nome escolhido através de um concurso, onde a criança que deu esse nome acabou virando o padrinho do boneco. De acordo com Élton, haviam outros quatro ou cinco nomes, mas o Sérgio Reis, diretor da TV na época, gostou do nome e a escolha foi dele. 

Uma das histórias mais curiosas da época foi a brincadeira do quindim. Roberto conta que uma vez um menino levou um quindim para comer no estúdio, e a partir daí o Remendão disse que era o doce favorito dele. Desde então várias crianças levavam quindins para o programa. “Houve ocasiões de a gente distribuir quindim na TV inteira”, conta Roberto. Para a criançada acreditar na história, o próprio boneco tinha que comer o quindim. “A boca do boneco ficava toda melecada de açúcar”, lembra Élton, que foi o criador do Remendão.

O boneco do remendão teve duas fases. Na primeira, ele era gigantesco. Élton havia se inspirado na personagem Garibaldo, da Vila Sésamo, para a criação. O remendão tinha apenas um braço móvel, pois o outro ficava solto, já que Roberto deveria comandar a cabeça do boneco com a outra mão. Como era muito cansativo para Roberto esse tipo de boneco, Élton decidiu adaptar o Remendão de forma que ele ficasse com maior mobilidade. Segundo o criador do Remendão, foram madrugadas para consertar o boneco, enquanto a Flávia inventava nos programas que ele tinha ido viajar.

A improvisação fazia parte do programa. “Nós íamos ao longo dos programas criando a personalidade do Remendão”, explica Roberto. Todo trabalho era feito na improvisação. “Foi muito às cegas”, conta Flávia, que completa dizendo que esse era o diferencial de levar para a TV esse “feeling” teatral. A apresentadora afirma que muitas vezes se gravava três programas por tarde direto, sem interrupções. 

Devido ao sucesso do programa, eles decidiram fazer a peça de teatro. O Teatro Presidente, localizado na Benjamin Constant, lotou para assistir a história de artesão de bonecos (Élton, interpretado por Luís Emílio Strasburger) criava um bonequinho que numa magia virou grande e se perdeu pela cidade. Flávia e Vera também fizeram parte do elenco da peça. “Foi minha primeira vez no teatro. Tu podias ver o público, era diferente da TV”, afirma Vera. 

Histórias curiosas também marcaram os participantes do programa na época. Roberto lembra de um aniversário do programa realizado no Green Park. Ele conta que quando acabou o programa, as crianças entraram em histeria coletiva e praticamente “depenaram” o Remendão, e não sobrou nenhum trapo para contar a história. Élton recorda de um quadro onde a Flávia juntamente com o Remendão voava num tapete mágico pela cidade, tudo realizado no sistema de “Chroma”, onde uma imagem em movimento fica como cenário. Ele lembra que as crianças ligavam para a produção perguntando se eles estavam voando mesmo. “A criança entra na história por não estar dentro da televisão”, afirma Élton. Vera tem um episódio curioso onde a Guaíba já estava em decadência. O cantor Fábio Júnior iria participar do programa, e não havia um cenário pronto. Então eles tiveram que improvisar com balões, bonecos e artefatos para aniversário. “Ele nem percebeu nada”, relembra ela.

O programa foi ao ar até 1984. Houve uma tentativa de refazer o programa na Pampa em 1986. Mas o Remendão & Cia. Durou apenas um ano. Hoje os quatro vivem sua vida normalmente. Roberto continua ligado ao teatro e também no cinema, com o filme “Intestino Grosso”. Flávia hoje é funcionária pública federal. Élton trabalha na TVE no programa Pandorga, mas está licenciado para realizar um trabalho de revitalização do corpo, o Breema. Vera mora há seis anos em Florianópolis, e realiza trabalhos como ilustradora. Nomes que entraram para a história da TV no Rio Grande do Sul e também na memória de uma geração que via a telinha mais colorida durante as tardes no início da década de oitenta.

19 comentários em “REPORTAGENS REMASTERIZADAS 05 – O REMENDÃO

  1. Ola!
    Gostaria de rever uma entrvista qui o Remendão fez com duas crianças na decada de 80.O nome das crianças eram Moisés e Cleber!!
    Eles faziam carrinhos de madeira!! o Moisés ´é meu esposo e eu gostaria de fazer uma surpresa para ele!!

    Desde ja agradeço!! atensiosamente:jenifer lima

  2. Prezado Nestor
    ao cumprimentá-lo gostaria de dizer que gostei muito da repostagem sobre o Remendão. Voltei aos tempos de infância…. e gostaria de fazer um esclarecimento: quem inventou o nome do Remendão fui eu, sendo considerada sua madrinha…. e não padrinho como está no comentário que postaste.
    Um grande abraço
    Lizandra Estabel

  3. Buenas, como faço para contatar estes profissionais que trabalharam no programa Remendão?

    Atenciosamente,

    Vivian Machado

  4. Gostaria de saber como consigo gravação de programa do Remendão onde minha filha participou da brincadeira para ganhar uma bicicleta.Não lembro a data. O nome dela é Daniela Pericolo Sgiers, e a data de nascimento é 12.06.80.
    Desde já agradeço a atenção e resposta.
    Parabéns pela conservação da memória.

  5. Olá!
    Gostaria de saber como faço para obter a gravação de programa do Remendão onde ganhei a brincadeira de passar a bóla, como prêmio recebi como prêmio uma merendeira e uma aquarela. Na ocasião vocês enviaram-me carta para voltar ao programa, mas tinha apenas 06 anos e como dependia de meus pais que não tinham tempo não consegui contato até então.
    Meu nome é Juliano Medeiros Cardoso.
    Des de já, grato pela atenção.
    Cordialmente

    Juliano M. Cardoso.

  6. Com certeza, esta matéria sobre o Remendão trouxe boas lembranças para muitas pessoas da nossa geração. Fiquei triste em procurar o Remendão no You Tube e ver que não consta nada. Gostaria de deixar a sugestão para deixarem disponível um vídeo com o Remendão para nossa lembrança.
    Bons tempos aqueles…

  7. Olá! Que bacana relembrar o Remendão. Seria muito bom rever alguma gravação, quem sabe né. Meu filhote com certeza adoraria. Parabéns pela reportagem. Abraço.

  8. Eu participei de um programa deve ter sido entre 81/82.Onde será q se consegue estas gravações?

  9. Nossa!!!
    Voltei ao passado, estou completamente revivendo meus momentos de criança, eu amava este programa e do Tio Tony também, que saudades!
    Como eu gostaria de rever algum programa.

    Nádia Silveira.

  10. Eu e meu irmão participamos do programa do Remendão e até hoje guardo uma lancheira laranja com tampa branca que ganhamos de presente na época. era uma brincadeira que tinha que abrir uma portinha e la continha o presente. Que saudade. Gostaria de me localizar em um vídeo.

  11. Fiquei bem emocionado em ver esta matéria, o Remendão esteve em Capão da Canoa para alegrar o aniversário de um amiguinho que a muitos anos eu não vejo, é o filho do já falecido Honorino… bem que poderiam tentar colocar uns vídeos no youtube mesmo para nos mostrarmos para nossos filhos e relembrar, hoje eu fico apenas com a lembranças e uma foto que tenho com ele, abraços para o nosso querido Remendão e Cia!

  12. Pucha quanto tempo em?
    Eu nos anos 80 também participei de um dos programas do Remendão e gostaria de saber como poderia ter aceso ao acervo para descobrir quando teria sido para gravar para meu filhos que iriam adorar? Mesmo assim foi bom relembrar obrigado!
    Grato!

    At. Igor Divaldo Krupp
    ou Igor De Ká
    Conselho Gestor do 26° Natal Luz;
    Chef de Cozinha – Restauranter
    http://www.restauranterratatouille.com.br
    &
    Locutor da Rádio Sorriso 95.3 FM
    http://www.sorriso953fm.com.br

    F: 54 3286 3646
    E-mail: chef.igorkrupp@yahoo.com.br

  13. Que delícia de matéria!!! Só faltou citar o meu nome: Tia Regina. Durante meses, contei histórias para as crianças do programa, toda semana. Nessa época, lancei o livro “O Passarinho Rafa”, que até hoje voa com sucesso nas asas da Ed. Melhoramentos e vai fazer 30 anos com uma festa linda na Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro próximo. Abraços, Regina Drummond.

    1. Me lembro de ti! Estava divulgando “O passarinho Rafa”, com a Vera, fico na dúvida se foi na escola ou feira do livro. Adorei decifrar o enigma do Remendão no livro. Bj.

  14. Ate hj lembro desse programa pra mim foi uns dos maiores melhores da epoca
    lembro de tudo e chego a chorar de felicidade eu era muito feliz com esse programa minha infancia foi muito linda com tudo isso….queria voltar no tempo e reviver tudo de novo.valeu Flavia ,Vera e remendao

Deixe um comentário