LETRAS DOS BEATLES EM PÁGINAS


Legal e interessante leitura de um lançamento que traz o site da Cult.

Histórias das canções
Livro do jornalista britânico Steve Turner revela as histórias por trás de todas as canções dos Beatles 
 
Em 1967, o pequeno Julian Lennon voltou do jardim da infância e mostrou ao pai, John, um desenho que fizera. No centro da figura, segundo Julian, estava representada sua colega “Lucy, no céu, com diamantes”. A explicação do filho impressionou John, que se inspirou na frase para compor a célebre “Lucy in the sky with diamonds”. A história dessa canção é conhecida entre beatlemaníacos, porém, o que o jornalista musical e poeta inglês Steve Turner realiza em seu livro The Beatles – A história por trás de todas as canções é dar um passo além das explicações imediatas.
 
Para contar as histórias das composições das 208 músicas do quarteto de Liverpool, Steve recorreu a depoimentos dos integrantes da banda e a demais fontes ligadas direta ou indiretamente às canções. No caso de “Lucy in the sky with diamonds”, o jornalista conversou com a própria Lucy, hoje professora de crianças especiais, e com Spike Millingan, apresentador de The Goon Show, programa de rádio cujo humor nonsense influenciou Lennon na criação da letra.

Embora tenha se debruçado sobre inúmeras entrevistas e documentos ao longo de mais de quatro décadas, Turner acredita que o livro definitivo sobre o tema ainda está para ser escrito. Segundo aponta no prefácio, isso só será possível quando “os diários, cartas e cadernos de John e George sejam tornados públicos e [quando] Paul e Ringo compartilharem tudo de que se lembram sobre as canções”. Porém, enquanto tais registros preciosos não vêm à tona, o jornalista acredita que seu trabalho “pode ser o mais próximo que chegaremos de entender como os Beatles fizeram a mágica de suas canções”.

The Beatles – A história por trás das canções    
Steve Turner
Trad.: Alyne Azuma
Cosac Naify
384 págs. – R$ 49

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s