APRESENTAÇÃO: COMPUTADOR


Vai aumentar a concorrência para nós, jornalistas… Notícia do Blue Bus.

Noticias serão produzidas por computadores e não mais por humanos

Para muitos a idéia vai soar estranha – jornalismo produzido por computadores e baseado em algorítmos. Dois projetos com este perfil estão sendo testados nos EUA. O primeiro é do site de estatísticas esportivas StatSheet. A proposta é gerar conteúdo na forma de um blog e a meta é conseguir soar natural (isto é, produzido por humanos) para 90% dos leitores. A outra iniciativa é o StatsMonkey, desenvolvido pelo Intelligent Information Laboratory, da Northwestern University. Publica matérias sobre jogos escrevendo o texto a partir dos números da partida (pontos marcados, pontos perdidos etc).

A idéia por tras dos dois projetos é que os textos jornalísticos têm uma estrutura que pode ser imitada e que os algorítimos podem procurar por informações chave para colocar dentro dessa estrutura. Os responsáveis pelos dois projetos avisam que estão trabalhando em assuntos que nao sao acompanhados por jornalistas de carne e osso – o esporte universitário, por exemplo. Ou seja, preocuparam-se em deixar claro que não estão concorrendo com os humanos.

Além do StatsMonkey, o Intelligent Information Laboratory criou um sistema que produz uma atração no formato ‘programa de TV sobre celebridades e cinema’. O sistema coleta frases, edita e organiza as matérias que sao apresentadas por âncoras virtuais. Ainda são experiências primitivas, toscas em alguns casos. Mas a idéia de que máquinas podem produzir o conteúdo jornalístico é mais um motivo para insônia de quem trabalha na área. Além das questoes éticas (o sistema que produz noticias pode ser programado para ser tendencioso?) existem as perspectivas financeiras (se funcionar bem, um sistema desses será mais barato do que manter uma redaçao tradicional?). Será?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s