GERAÇÃO PERDIDA


Sábado, período da tarde. O cenário: um shopping da Região Metropolitana. Fila para o elevador do estacionamento para as lojas. Eu e mais umas seis pessoas esperamos para descer. Neste momento, três adolescentes identificados com essa tribo chamada de “Emo” furam a fila. Mesmo sob protestos, os dois garotos e a garota olham para todos com um olhar blazê e viram as costas.

A má notícia é que tenho para vocês é que estamos vendo uma geração perdida pela frente. Não falo sobre o jeito de se vestir ou sobre a forma que se comunicam. Falo sobre o desrespeito com a forma que tratam os outros. Este caso que citei e vivi foi apenas um de tantos, ainda mais que na fila estavam idosos que, por lei, tem preferência.

Isso sem contar o comportamento social desrespeitoso em grandes grupos. Neste mesmo dia, neste mesmo shopping, quatro se atiraram no chão para uma brincadeira, pouco se importando com os transeuntes.

E o que presenciamos não é apenas uma regalia de uma tribo, mas de uma geração inteira. Eu sou do (nem tão) longínquo tempo em que, mesmo umas pestes em sala de aula, respeitávamos os professores. Além disso, tínhamos medo daquela autoridade. Hoje em dia, pelas notícias e pelos relatos de pessoas que trabalham em escolas, não existe mais este respeito. Existe sim o medo do professor…

E o fenômeno não é brasileiro. Há dois anos, no Japão, era comum nos metrôs lotados jovens rebeldes sentados sem nem saber de dar espaço aos idosos sentarem. Logo num país onde se prima pela tradição e o respeito aos mais velhos.

Espero queimar a língua com essa geração, espero…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s