FUTEBOL DOS FILÓSOFOS REMAKE


Uma notícia boa para fãs do Monty Python (como eu, que tenho todas as temporadas e filmes). Um dos esquetes clássicos do grupo humorístico britânico vai ganhar um remake, conforme notícia que deu no Uol. SporTV ou ESPN podiam comprar os direitos de transmissão dessa partida…

“Futebol dos Filósofos” ganha nova montagem na Inglaterra

Um “duelo cabeça” entre Platão e Heidegger pode significar muito mais do que um debate entre as ideias de dois dos maiores pensadores da história. Imagine se todos aqueles nomes vistos nas aulas de filosofia usassem suas habilidades em um campo mais, digamos, mundano e se transformassem em jogadores de futebol. Está pronto o cenário para a remontagem de um clássico: o “Futebol dos Filósofos”, que será disputado em maio na Inglaterra.

A brincadeira se baseia na famosa esquete do grupo humorístico britânico Monty Python, encenada em 1972. Nela, os maiores pensadores da história mundial resolveram colocar todos os seus conhecimentos teóricos em um campo bem diferente da filosofia. Representando nomes como Platão, Sócrates, Schopenhauer e Heidegger, os humoristas imaginaram como seria uma partida de futebol entre 22 intelectuais – ah, claro, com a arbitragem “neutra” de Confúcio.

“Quem precisa de Beckham e do Brasil quando se tem Platão e Kant?”, diz um dos textos bem-humorados para promover o evento. O novo encontro entre “Socrates Wanderers” e “Nietzsche Albion” conta com o apoio de alguns dos próprios membros do Monty Python. A iniciativa de se realizar o jogo partiu do The Philosophy Shop.

O grupo ajuda graduados em filosofia a introduzir conceitos desta ciência para crianças entre cinco e onze anos, com o intuito de desenvolver nelas a crítica racional desde cedo. Para concretizar a ideia, os membros do The Philosophy Shop também tiveram a ajuda de filósofos, jornalistas, comediantes e escritores, que aceitaram o convite para desempenhar o papel de cada um dos “pensadores-atletas.”

“Usamos esquetes do Monty Python em muitos dos nossos treinamentos para tratar assuntos sérios de uma forma divertida, e o jogo é uma extensão desta ideia. Os membros do Monty Python estudaram filosofia e sabem da importância desta ciência, mas ao mesmo tempo pensam de forma criativa sobre ela – o que é o coração da filosofia”, disse Emma Worley, diretora do The Philosophy Shop.

Além da renda obtida com os ingressos, o grupo também pretende arrecadar recursos com a venda de uma linha especial de camisetas para o jogo. “É um item obrigatório para jogadores-filósofos em todo lugar… Mesmo em Copacabana”, como diz o texto promocional das peças, que podem ser encomendadas pela internet.

E engana-se quem pensa que a “rivalidade” entre as duas equipes fica apenas no campo das ideias. O time dos “gregos” contará com uma orientação especial. Graham Taylor, técnico da seleção inglesa entre 1990 e 1993, ficará no banco, mas desde já se vê em apuros. Como ele agirá se algum de seus jogadores resolver questionar seu esquema tático? “Preciso aprofundar meus conhecimentos sobre metafísica”, brincou.

O jogo será disputado em 9 de maio no estádio Wingate & Finchley’s Harry Abrahams, na região norte de Londres. Se não houver um bom futebol em campo, pelo menos a partida renderá acaloradas discussões permeadas por muitos argumentos lógicos, sofismas e dilemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s