PEQUENO DELITO NOSSO DE CADA DIA


Muito pertinente o tema que foi abordado na redação do vestibular da Ufrgs deste ano. A prova trouxe uma reflexão daqueles nossos deslizes e delitos menores que cometemos no dia a dia.

Geralmente cobramos dos nossos governantes ética e nada de corrupção, mas esquecemos de pequenos atos que cometemos, que achamos irrelevantes, como não recolher o dejeto do cachorro, baixar música no computador, estacionar na vaga dos deficientes e furar fila.

Inclusive especialistas entrevistados pela Zero Hora falam que hoje vivemos numa sociedade onde o respeito pelo outro está cada vez mais distante. Além disso, nos espelhamos na impunidade do mais alto escalão, que comete os crimes e não é punido. Se político pega dinheiro ilegal, porque devo pagar de usar o telefone no cinema ou parar em cima da faixa de segurança?

Certamente o tema ainda vai sucitar muitos debates futuros, e o interessante é que haja uma reflexão dos atos do cotidiano. Mas é preciso que o outro lado também veja como conter esta onda. Por exemplo, no caso do download de músicas na internet, como as gravadoras podem fornecer por um preço mais barato as mesmas.

Mas a internet ainda é uma terra de ninguém. Eu mesmo já vi textos meus publicados por aí em sites sem mesmo ter a minha assinatura. Pelo menos aqui no blog, quando reproduzo algo, procuro identificar a fonte.

Mas até a imagem deste post pode ser um pequeno deslize, mas errado. Para ilustrar o post, busquei uma foto no Google. Mesmo tentando achar uma foto limpa, foi difícil. Sabe-se lá se o autor da foto ou ilustração não guardou um direito autoral sobre ela.

Já em outras questões, é preciso educação e também punição. Se alguém que para na faixa ou no local dos portadores de deficiências, precisa fazer doer no bolso. Se deixar rolar, nunca vamos aprender.

Enfim, o debate está aberto e parabéns para a Ufrgs por levantar o tema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s