JOHNNY CASH EM QUADRINHOS


Olha só que bacana a notícia do blog etc., uma biografia em quadrinhos do Johnny Cash. Certamente uma mistura de dois gêneros de arte bem interessante e diferente.

Novata na área quadrinística, a Editora 8Inverso lançou neste semestre Johnny Cash: uma biografia (Johnny Cash: I see a darkness), do alemão Reinhard Kleist.

A obra ressalta o lado mais “sombrio” do cantor norte-americano, seu envolvimento com as drogas – lícitas e ilícitas – os problemas conjugais e fracassos musicais. Mas também o autor não esqueceu o lado que construiu o mito “Johnny Cash”.

Ao contrário do filme Johnny & June (Walk the Line), com Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon, a HQ tem como fio condutor um detento da cadeia de Folsom. Ele compôs uma música para Cash quando soube de um concerto do músico no presídio.

Claro que temos também na narração a sua infância, a influência do irmão e o romance com June Carter, mas tudo como um segundo plano, que não faz vergonha nenhuma ter como coadjuvantes o Bob Dylan e o Elvis Presley.

Outra boa sacada do quadrinista é dramatizar as canções de Cash. Logo no começo uma introdução com I shot a man in Reno. Genial!

Pontos positivos da 8Inverso são os cuidados editoriais: uma boa encadernação com orelhas, papel anti-reflexivo, competente tradução (do jornalista Augusto Paim), glossário, capas originais (infelizmente em p&b) e uma excelente introdução assinada por Franz Dobler, especialista na área musical, que justifica porque a história em quadrinhos é melhor que o filme estrelado por Joaquin Phoenix.

O negativo vai para fonte e tamanho do incômodo letreiramento, a escolha da capa de tantas outras mais bonitas (segundo a editora foi a aprovação do próprio Kleist) e não situar os termos e palavras do glossário na HQ.

Johnny Cash: uma biografia é recomendado pra quem é fã ou não de música, quadrinhos ou biografias. E por falar nisso, o próximo lançamento da editora será Castro, do próprio Reinhard Kleist.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s