AGRO RETRÔ 2009


A Rádio Rural apresentou o programa especial Retrospectiva do Agronegócio 2009. O programa, com uma hora de duração, trouxe aos ouvintes os principais momentos da agricultura gaúcha e nacional no ano.

O programa começou abordando a crise internacional e a demanda por crédito para o setor primário, mostrou como o setor de máquinas passou pela crise. As repercussões sobre o plano safra 2009/2010 e sobre o censo agropecuário também estiveram na primeira parte.

A lei da merenda escolar foi destaque, assim como as fusões entre grandes empresas do setor alimentício, a aprovação da nova lei de rastreabilidade e as três etapas de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Para fechar a primeira parte, as perspectivas durante a divulgação dos números de safra para o estado e para o Brasil.

O segundo bloco inicia com o combate ao abigeato e aos crimes de fronteiras. Logo após, aborda a tensão vivida por ruralistas e sem-terras ao longo do ano, até chegar ao conflito da desocupação da Fazenda Southall, em São Gabriel, que resultou na morte de um sem-terra. A polêmica dos índices de produtividade e a CPI para investigar recursos ao MST também fizeram parte do programa.

A briga sobre o código florestal também está na retrospectiva. Para finalizar, o programa mostrou as perdas dos produtores gaúchos com a estiagem do início do ano, a mobilização para buscar recursos aos atingidos pela seca e as novas perdas, agora por causa dos temporais.

Abaixo, o programa na íntegra (Precisa de Real Player 8 ou superior)

Bloco 1 e Bloco 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s