CUIDE DE SEU SILICONE


Recebo sempre alguns releases que não são relacionados com agronegócio. Sempre que dá, compartilho aqui no blog.

Este foi um que fica de recado para as meninas que usam silicone… Além disso, não pulem na água de grandes alturas com o silicone.

silicone

TV norte-americana registra o momento de ruptura de próteses de silicone

Durante uma prova no reality show The Real World, da MTV americana, uma das participantes, Shauvon Torres, 24 anos, sofreu um acidente inusitado. Ao saltar em um lago, o impacto fez com seus implantes de mama estourassem. No início, apesar de seus gritos, seus companheiros de programa começaram a rir e a caçoar de Shauvon, pensando que ela estava brincando. “Não estou brincando, está ardendo”, disse a jovem, pouco antes de ser resgatada. Depois de ser levada ao hospital, os exames mostraram que ela teve lesões nas próteses mamárias. Shauvon concordou em sair do programa, após recomendação médica. O vídeo que registra o acidente é um verdadeiro fenômeno de acesso na rede social You Tube.

O episódio com a americana reacende velhas suspeitas contra o silicone. Muito empregado nas cirurgias plásticas de seio, nádegas e panturrilhas, a substância ainda provoca certa desconfiança e algum temor em algumas pessoas. “Não há motivos para isto. Se o material for utilizado da forma correta, obedecendo aos critérios médicos, o silicone, em si, não representa ameaça alguma ao organismo”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo. O silicone empregado, hoje, nas próteses é seguro. Para pessoas saudáveis, depois da puberdade, as contra-indicações são pouquíssimas.

“A ruptura abrupta das próteses, como a que está registrada no vídeo, acontece geralmente após um trauma. O rompimento também pode acontecer após um acidente automobilístico ou, se por algum motivo, as próteses forem submetidas a pancadas muito violentas. É importante explicar que o trauma gera dor, provoca hematomas, deformidades na prótese e inchaços. Mas não é preciso temer que o líquido se espalhe pelo organismo. O silicone usado nas próteses é coesivo,  ou seja, evita que o líquido extravase para o organismo e cause complicações de saúde”, explica o cirurgião, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Mediante a suspeita de ruptura das próteses, o melhor exame para confirmar a hipótese é a ressonância magnética de mamas. Se constatado o rompimento, a prótese deve ser trocada.

Validade das próteses

Outro questionamento recorrente sobre o silicone refere-se à validade das próteses de silicone. “Antes que a paciente se submeta à cirurgia, é preciso que o médico esclareça que uma prótese de silicone não dura por toda a vida. O tempo de vida útil de uma prótese é algo imponderável e completamente individual. É preciso entender que o corpo encara a prótese como um transplante, e, em alguns casos, há rejeição à prótese de silicone”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado.

O médico conta que, em algumas vezes, acontece o encapsulamento da prótese pelo próprio organismo, “ou seja, o corpo cria um invólucro contra a prótese, deformando o seu formato. Esta reação do organismo pode causar dores e muito desconforto, fazendo com que a paciente procure novamente o cirurgião plástico para uma reavaliação”, diz o diretor do Centro de Medicina Integrada.

De uma maneira geral, a cada ano após o implante, é preciso fazer uma revisão da prótese, pois a troca também pode se tornar necessária  em função da flacidez da pele ou do reposicionamento dos seios. “Por exemplo, depois de uma gestação, o corpo da mulher passa por uma série de transformações, a troca da prótese pode ser feita para devolver o equilíbrio à silhueta”, explica Ruben Penteado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s