JORNALISMO E CINEMA


intriga_estado

Quando chega as telas um filme que envolve jornalismo, é óbvio que a curiosidade de jornalista vai atrás e compara com a realidade. Desta vez foi com Intrigas de Estado, que está nas telas.

Russel Crowe interpreta um veterano jornalista que se vê numa matéria onde precisa separar o pessoal do profissional, já que envolve um antigo amigo de faculdade que hoje é congressista nos Estados Unidos. Ele trabalha em conjunto com a novata blogueira da versão online do jornal que cobre a parte política.

Fontes vão, mistérios também. A corrida para dar a informação, que as vezes mais parece uma coisa policial. Aí fico comparando com aquela nossa realidade, ou com a minha ao menos. Não sei se é o meio rural, que o máximo de adrenalina que temos é quando ocorre algum protesto sobre reforma agrária. Talvez em outras áreas e em outras redações seja dferente. Ma acho difícil…

oinformante_pacino

A mesma coisa em O Informante, quando Pacino fez o produtor do 60 Minutos. Quem vê acha que é um trabalho legal. Ora, a produção é um saco, ficar na frente de um computador ligando para os outros para que o entrevistador ou repórter brilhe com teu trabalho. Longe de mim…

Outra coisa interessante do Intrigas de Estado é essa convergência com a Internet. Muito legal, eu até devo boa prte da minha carreira à experiência com ela, inclusive esse artigo está sendo escrito para Internet. Mas o velho papel ainda é o velho papel. E a maioria dos veículos de Internet não se profissionalizaram como tal. Antigamente, fazer Internet era copiar e colar conteúdo. Hoje até a coisa está melorando, mas lugar de repórter é na rua, falando com pessoas, não compilando conteúdo dos outros.

Cada filme desses pelo menos faz a gente sentar e avaliar a profissão e a carreira.

Anúncios

Um pensamento sobre “JORNALISMO E CINEMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s