ABRE A GAITA GAUDÉRIO!


musica_gaucha

A maioria das pessoas que conheço querem distância da música tradicional gaúcha. Eu confesso que eu também tinha um pouco de preconceito. Mas por ossos do ofício, acabei tendo que me acostumar com ela.

Claro, que como em todo o gênero musical, existem coisas horripilantes, mas temos muita coisa boa também. Desde uma nova geração, onde se insere nomes como Pirisca Grecco, Buenas e M’Espalho (composto por Shana Müller, Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco), Leôncio Severo, Marcello Caminha, César Oliveira e Rogério Mello, até um grupo mais antigo, passando por Cenair Maicá, Cezar Passarinho e Leopoldo Rassier, só para citar os mais saudosos.

Até Rock misturado com as mais tradicionais canções da nossa terra ouvimos, como fizeram Neto Fagundes e o grupo Estado das Coisas no projeto Rock de Galpão. E temos aqueles que começaram na veia tradicional e foram para um pop, como Vitor Ramil, Bebeto Alves (que tem uma versão de Paint in Black, dos Stones, em versão de violão) e Kleiton e Kleidir.

Enfim, podemos cultivar nossas tradições com estilo. Eu já garanti a minha pastinha de gaúchas no MP3 do carro. Ainda espero viajar por esses pagos ao som dessa gente toda. Abaixo algumas coisas bacanas para ouvir.

3 pensamentos sobre “ABRE A GAITA GAUDÉRIO!

  1. eu não gostava…. até sair de porto alegre e ver como é bom, confortante e estimulante ouvir música da nossa terra, das nossas raízes, da nossa tradição. tenho um cd com várias músicas das antigas!!! :=)

  2. GURI…. essa música só me faz lembrar da minha infância! Ouvia sempre com o meu pai…

  3. Adorei suas palavras…. sou catarinense de nacimento, no entanto AMO muito as músicas gaúchas e toda cultura. Assumo como minha terra de coração e alma. É sempre muito bom ouvir as músicas q os artistas nos trazem… Shana Muller, Joca Martins, Cesar de Oliveira e Rogério Melo, Grupo Gauderiaço, João Luiz Correa e grupo camperismo estão sempre nas músicas q ouço no carro, no mp3 e em todo lugar que vou!
    Abraços!

Deixe um comentário

