A SODOMA DE PASOLINI


Vou republicar o texto que fiz para o blog de cinema da minha amiga Juliana Lessa, o Matinê, sobre o filme da dica cultural de hoje. Detalhe: escrevi o texto antes do filme acabar, por isso o texto até foi ameno…

“Ontem vi Salò ou 120 Dias de Sodoma, do diretor Pier Paolo Pasolini. Um filme impressionante que mostra uma crítica a sociedade fascista italiana de forma nua e crua.

A história começa com um grupo de senhores e senhoras que escravizam jovens de âmbos os sexos, e os submetem a sessões de humilhações sexuais e escatológicas das mais baixas possíveis. Quem não cumpre, sofre com penas duríssimas ou paga até com a vida.

 salo

Apesar da conotação sexual de 120 Dias de Sodoma, em nenhum momento o filme passa sensualidade e erotismo aos espectadores. E algumas cenas exageram na escatologia. Porém esse era o estilo de Pasolini.

Quando lemos as críticas, a grande maioria coloca que todo o exagero que o diretor fez em seu filme serve como críticas cruéis aos regimes políticos, que se escondiam em outras temáticas. Não é por menos que no mesmo ano Pasolini foi encontrado morto, logo após o lançamento deste filme. Há quem diga que que sua morte teve motivos políticos.

Pasolini, crítico ferrenho do governo, antes foi novelista e poeta. A mistura de sexo e política esteve sempre em seus filmes, como na Trilogia da Vida, com Decameron (1972), Os Contos de Canterbury (1973) e As Mil e um Noites (1974).

 pasolini

A minha dica para ver Pasolini é: isole as questões sexuais e concentre-se na mensagem. Grandes filmes estão nas telas pelas mãos deste polêmico diretor. Porém prepare a cabeça e o estômago, pois ver sem este aviso pode causar transtornos e pertubações.

Anúncios

Um pensamento sobre “A SODOMA DE PASOLINI

  1. O filme é ótimo, mas quem se impressiona com escatologia e afins não consegue superar esse aspecto bruto da obra e compreender do que se trata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s