JORNAL VS. INTERNET


Uma vez o pensador Nicholas Negroponte previu que os jornais acabariam com a adesão à Internet. A maioria considera um absurdo essa teoria. Particularmente eu acredito que os jornais nunca irão acabar, pois ainda há muita exclusão digital. Os jornais, no entanto, precisam se adaptar aos novos tempos, sendo mais analíticos do que informativos.

Mas uma notícia que está no Portal Imprensa já mostra algo diferente, há críticas devido ao faturamento nos Estados Unidos.

Donos de jornais dos EUA criticam conteúdo gratuito na Internet

Em uma reunião da Newspaper Association of America (Associação de Jornais Americanos), ocorrida em San Diego, Califórnia, os donos de jornais dos EUA mostraram sua insatisfação com o conteúdo gratuito veiculado na Internet. Enquanto seus leitores leem casa vez mais as notícias em sites, a publicidade e as assinaturas dos jornais impressos despecam.

“Estamos furiosos e não vamos mais suportar isto. Não podemos continuar assistindo outros roubarem nosso trabalho amparados em teorias legais equivocadas”, declarou Dean Singleton, presidente da Associated Press.

Já Robert Thomson, editor-chefe do The Wall Street Journal, afirmou em entrevista ao jornal The Australian que “não há dúvida de que alguns sites seriam melhor descritos como parasitas ou lombrigas solitárias tecnológicas nos intestinos da internet”.

“É claro que os leitores foram induzidos – de forma errada, na minha opinião – a acreditar que a maior parte do conteúdo deveria ser gratuito. Mas não há dúvida de que isso interessa a sites como o Google, que se beneficiam desta percepção equivocada”, continuou.

Segundo a agência de notícias AFP, recentemente o presidente da News Corp., Rupert Murdoch, criticou o Google News, ferramente do Google que compila as principais notícias da Internet. “Devemos permitir que o Google roube todos os nossos direitos autorais? Obrigado, mas não, obrigado”, disse.

Em 2008, a renda publicitária impressa dos jornais norte-americanos caiu 17,7%, enquanto a online apresentou uma queda de 1,8%, informou a Newspaper Association of America.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s