DESENHOS VIOLENTOS


Ontem eu ouvia uma notícia na Band News mostrando que um estudo comprovava que determinados desenhos animados aumentavam a agressividade de crianças. Imagina, eu cresci vendo muitos desenhos como Pica-Pau, Tom e Jerry e Scooby-Doo e nunca bati nos meus coleguinhas…

scooby-doo-tv-02

Desenhos como Pokémon podem deixar criança agressiva

Aparentemente inofensivos, desenhos animados como Scooby-Doo e Pokémon podem tornar crianças agressivas. A conclusão é de um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, publicado na quinta-feira na revista especializada Journal of Applied Development Psychology.

Os psicólogos interrogaram 95 meninas de 10 e 11 anos sobre seus programas de TV favoritos, cujos conteúdos foram classificados como violento e de agressão verbal e indireta. Na programação, apareceram seriados como Lost, Buffy, a Caça-Vampiros e American Idol e desenhos como Scooby-Doo e Pokémon.

Para a surpresa de muitos, a produção voltada especialmente para crianças de até 7 anos de idade continha os mais altos níveis de violência. Nela, foram registrados 26 atos de agressão por hora, contra cinco em programas dirigidos ao público geral e 9 nos considerados impróprios para menores de 14 anos.

De acordo com os pesquisadores, as crianças associam os personagens de desenhos como atores de verdade e imitam na escola as agressões verbais vistas na TV. “Além do mais”, disseram os cientistas, “os efeitos da agressão física televisionada se mostraram extensos, a tal ponto de serem associados a comportamentos negativos entre meninas”. Entre as más-condutas observadas, estava a tendência de excluir outras crianças de grupos de amizade.

Anúncios

9 pensamentos sobre “DESENHOS VIOLENTOS

  1. o que acontece hoje em dia , é que os desenhos abusam demais no sangue explícito , em alguns desenhos orientais até cenas de multilações (cav do zodíaco ,Yuyu hakushô , ricky OH ((esse então é um açougue)) são mostrados normalmente , os desenhos ficaram muito mais violentos , as pauladas e estrelinhas que apareciam na cabeça dos cachorrinhos e gatinhos evoluiram da mesma forma que a violência em nossa sociedade , o que é um reflexo (infelizmente nesse caso) do passar dos anos.

  2. os desenhos oriental e americamo traz a violência que eles vive e nossas crianças estão ficando muito violênto por mim meus filhos ñ ver estes tipo de desenhos

  3. Pingback: Scooby Doo em suas várias versões « Enigmatriz

  4. Vou dizer uma coisa eu não entendo por que criticam tanto os desenhos japoneses , pois eu tenho 24 anos desde aos meus 5 anos de idade sou viciado em tokusatsu ( seriado japones como jaspion e changemam e outros ) e anime ( cavaleiros do zodiaco , yuyu hakusho , naruto , dragon ball ) e não sou nenhum marginal e nenhum bandido .Mas eu acho que isso não influencia em nada .Agora uma coisa que influencia e muito que não deveria passar em horario livre onde criañça assiste e MALHAÇÃO pois issp sim deveria ser proibido os filhos aprende muita coisa com aquilo .

  5. o pior de todos dos desenhos é Happy Tree Friends,parece manhunt,GTA e mortal kombat misturados em um backyardigans em 2-D!!!!

  6. Ah vai, e Tom e Jerry? Pica Pau? Os desenhos da nossa geração também não eram flor que se cheire e nem por isso nossa geração é melhor ou pior que as atuais.

    Melhor ter sangue explicito do que cenas onde alguém tomar um tiro e não acontecer nada. Isso é muito pior porque desassocia a causa ao efeito. Quer dizer que se alguém se cortar não acontece nada, não sai sangue, não morre?

    Ah mas na nossa geração não aconteciam as barbaridades que acontecem hoje. Não se noticiava, hoje a informação está muito mais difundida, existem muitos meios de comunicação, qualquer um escreve um blog e publica na Internet. Coisas ruins sempre aconteceram.

    Nosso maior problema é que os pais estão deixando a educação básica para terceiros, em especial os professores, que não tem esse dever. As crianças por sua vez sabem que os professores não podem fazer nada quanto ao seu comportamento, as vezes os próprios pais preferem acreditar nas pestinhas do que nos professores e assim se criam monstros. A educação está muito desvalorizada, os pais não querem que os filhinhos sofram, não há punição quando fazem algo errado.

    Não vamos botar a culpa nos desenhos e jogos por nossa propria incompetencia.

  7. isso e besteira,esses testes nao provam nada! meus filhos ainda assistem desenhos como pokemos,os simpsons etc…e nunca bateram em ninguem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s