A ÚLTIMA COLHEITA ANTES DAS FÉRIAS


Yeda Crusius durante a 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz
Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini   

Sempre antes de entrar em férias existe uma última missão, e a minha foi passar o sábado pela manhã na Abertura da Colheita do Arroz.

Pautinha bem pé no barro. Cinegrafistas e fotógrafos correndo enlouquecidos atrás da governadora em meio às lavouras. E ela vai pilotar a colheitadeira! Só parte, depois assume o secretário João Carlos Machado, entendido no assunto e homem que domina as ferramentas.

E os jornalistas lá, esperando, esperando… E falamos com a excelentíssima governadora. O que me chamou o detalhe na fala dela foi quando perguntada da ausência do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ela falou que “ele está perdendo um festão”. Aliás, perdeu mesmo… Foi uma das coisas mais citada nos discursos, a falta do ministro.

Só um parenteses para o pessoal entender. O Rio Grande do Sul é responsável por 62% do arroz de todo o Brasil. Santa Catarina tem uma outra parte e o resto quase nada. Daí a importância do Estado para o arroz. O Instituto Rio Grandense do Arroz, que é o órgão de pesquisa e desenvolvimento das lavouras, estima que devem ser colhidas 8 milhões de toneladas, o que é recorde. A reclamação é em relação aos preços que o governo deve fazer dos leilões de 1,3 milhão de toneladas (esses mecanismos ajudam a vender o arroz e trazer renda aos produtores), pois o setor quer um preço que cubra ao menos os custos de produção. Isso foi o que ficou pendente.

Fechando parenteses, o resultado foi um torrão de sol, dores nos pés e uma matéria legal que vai segunda-feira ao ar. Agora chega de falar de agronegócio, pois estou de férias…

Anúncios

Um pensamento sobre “A ÚLTIMA COLHEITA ANTES DAS FÉRIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s