AGRICULTURA NA PASSARELA


Pode o agronegócio e o carnaval se misturarem? Pode sim. Muitas vezes as escolas de samba elegem temas relacionados ao campo. Em Porto Alegre, duas escolas fizeram homenagens aos símbolos da agricultura. É o que está na reportagem que fiz e que saiu no jornal Zero Hora hoje.

cavalo

O Campo cai no samba

Nestor Tipa Júnior

Os carnavais passam e os enredos ficam na memória dos foliões. Este ano, pelo menos dois deles ficarão na lembrança de produtores e criadores do Rio Grande do Sul. Duas escolas levaram à pista do Porto Seco a temática do agronegócio.

A União da Vila do IAPI contou a história do arroz, desde a sua origem até a chegada no Rio Grande do Sul. O Estado, que é o maior produtor do Brasil, foi tema do enredo “Arroz, o grão sagrado que na Vila tornou-se tesouro”. O presidente da escola, Jorge Sodré, disse que a ideia de contar a história do grão partiu de um objetivo da escola de falar sobre temas de conscientização.

– Este ano nossos carnavalescos decidiram falar sobre o grão mais forte na nossa alimentação, que é o arroz. Então, contamos a história que vem lá da Índia até chegar aos nossos pampas – explica Sodré.

O cavalo crioulo trocou as pistas do Freio de Ouro pela passarela do carnaval. A Unidos do Capão (foto), de Sapucaia do Sul, homenageou a raça. A escolha apresentou o samba-enredo “Rei da América. Da origem ao Freio de Ouro. Meu cavalo paixão é crioulo”. Para o presidente da Unidos do Capão, Alessandro Machado, o tema surpreendeu a comunidade.

– É um tema pouco discutido no meio do carnaval, mas é muito rico por sua origem e pela grande competição que é o Freio de Ouro. A gente falou muito sobre a prova que percorre o Estado e que termina na Expointer – ressalta Machado.

Anúncios

Um pensamento sobre “AGRICULTURA NA PASSARELA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s