ADAPTAR (NEM SEMPRE) É PRECISO


A união de artes por muitas vezes traz agradáveis surpresas. Outras nem tanto… Quantas vezes já conversamos com alguém que disse: “Bah, mas o filme não tem nem comprarção com o livro”. Particularmente alguns filmes ficam melhores que o livro, como, por exemplo, O Iluminado (na minha humilde opinião). Mas a grande maioria das vezes a recíproca não é verdadeira.

O site Entertainment Weekly fez uma lista das dez piores adaptações. Confira a notícia do site do Yahoo e depois veja se você concorda com ela.

bussoladeouro

As piores adaptações para o cinema

De todos os livros que ganham adaptações para as telonas, poucos agradam aos fãs. Por isso, o site EW.com fez uma lista com as piores adaptações de livros para o cinema.

Em primeiro lugar vem a ‘A Bússola de Ouro’: O filme fantasiou fatos, inventou personagens e fugiu do enredo do livro, o que deixou os fãs do autor, Philip Pullman, totalmente decepcionados com a adaptação para as telonas.

Em segundo no ranking vem o filme ‘O Código da Vinci’: a adaptação de livro homônimo escrito por Dan Brown. O problema é que os atores escolhidos, Tom Hanks e Audrey Tautou, não tinham a menor química para fazer o casal romântico.

Já em terceiro lugar vem o filme ‘Amor em Jogo’, o grande erro talvez tenha sido Jimmy Fallon, ou então, a falta de um bom senso de humor inglês.

‘Memórias de uma Geisha’ ocupa o quarto lugar na lista e poderia ter todos os elementos de um clássico: um belo elenco, além de ganhar um Oscar de melhor diretor de filme. No entanto, eles pecaram na adaptação dos diálogos e o filme ficou parecendo mais uma novela, bem diferente do livro.

Em quinto lugar vem o longa ‘Um Som do Trovão’, que poderia ter sido uma segunda versão de ‘Jurassic Park’. Em vez disso, o roteiro, baseado em uma história curta sobre Ray Bradbury, girava em torno de uma loja que transporta as pessoas de volta no tempo, permitindo-lhes caçar animais pré-históricos. Os efeitos especiais estragaram a adaptação.

‘Tróia’ ficou em sexto lugar na lista. Baseado na Ilíada de Homero, o erro foi fazer do filme mais como uma homenagem à Brad Pitt, bronzeado como o guerreiro grego, do que mostrar a história da Guerra de Tróia.

Em sétimo lugar, a adaptação cinematográfica do livro ‘Bridget Jones – No Limite da Razão’ foi limitada a risos e piadas incessantes, quando no livro há uma história de uma mulher balzaquiana solteirona, cercada de dúvidas em torno dos seus valores e como fugir dos padrões que a sociedade exige.

O filme Feira das Vaidades ficou em oitavo lugar, com um estilo totalmente novelesco que decepciona quem procura por um entretenimento mais cinematográfico. Este é o grande erro do longa, que deveria ser apenas a tradução de um dos melhores romances já publicados na literatura mundial.

Em nono e penúltimo lugar na lista das piores adaptações de livros para o cinema, ‘Revelações’ é uma adaptação do romance de Philip Roth para uma tela de cinema. Adaptações deste estilo requerem um grande esforço e esse filme intelectual definitivamente carece de recursos.

Empatados em décimo lugar, estão ‘O Grinch’ e o ‘O Gato’. Estes são os tipos de livros com diversão garantida para todas as crianças. Mas, pela maneira que os filmes se adaptaram, criou-se mais medo para a garotada do que a diversão em si.

Anúncios

Um pensamento sobre “ADAPTAR (NEM SEMPRE) É PRECISO

  1. Olá, tudo bem?

    realmente, muitas dessas adaptações que você mencionou são ruins. Dá vontade cortar os pulsos com bolacha Maria! 😉

    mas, nem sempre a união de duas “artes” ficam ruins. Aqui em São Paulo, a casa das Rosas organizou uma mostra entre literatura e artes plásticas – com a obra de Drummond.

    ficou excelente. 😉

    bjo, voltarei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s